segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A CASA CHEIA


         Tudo bem que era apenas uma cadeira, mas era minha cadeira. Era assim, mas já nem lembro mais onde eu sentava. Por vários dias nossa casa está pareceu um abrigo. Parentes chegando e partindo a todo momento. Tias visitando, primos de férias, avós fazendo exames, enfim, um pequeno hotel onde todos os hóspedes se conhecem. Pegam minha xícara, sentam no meu lugar, deitam na minha cama e eu ainda tenho que gostar disso! No início até foi divertido. A mesa sempre cheia (aliás, a casa toda sempre cheia), mas depois começou a incomodar. Como algumas famílias grandes conseguem viver juntas? Você já pensou em morar sozinho? Eu também. Acho que todos já pensamos nisso ao menos uma vez. Todos, exceto um.
         Jesus morava bem, mas nunca quis morar sozinho. Dividia a casa com o Pai e o Espírito Santo. Anjos eram seus mordomos, mas Ele queria mais. O Senhor queria encher a casa de gente. “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar” Jo 14:2,3. Não com quaisquer tipo de pessoa. Na verdade, apenas com os piores homens e mulheres que já passaram por aqui. Pessoas incrédulas e enganadoras, homicidas, gananciosos e covardes. Ladrões e pessoas capazes até de negarem a própria fé. E não foi difícil para Jesus achar pessoas desse tipo. Ele achou Tomé com sua incredulidade e Jacó com suas trapaças. Jesus buscou Davi, o homicida e adúltero. Chamou Judas que era traidor, e Pedro que o negou três vezes na mesma noite. João um dia quis orar a Deus pedindo fogo do céu para consumir (matar) todos os habitantes de uma cidade (e esse era o Apóstolo do “amor”). Até na cruz Jesus convidou um ladrão para morar com Ele. O Senhor chamou os pecadores ao arrependimento. Ele nunca procurou os justos, até porque “não há um justo, nem um sequer.” Rm 3:10. Mas se você acha isso um absurdo, o mais incrível vem agora. Acredita que Jesus teve coragem de nos convidar para morar também no céu. E Ele disse que assim que estiver tudo arrumado vem nos buscar “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo...”Jo 14:3.
       Você entendeu? Pedro o negou, mas não foi negado. Judas o traiu, mas foi chamado de amigo até o fim. Tomé nunca creu, mas Jesus nunca duvidou dele. Podemos correr, mas nunca fugiremos do amor de Cristo. Nós não arrumamos nada. Jesus foi arrumar lugar. Não vamos para o céu pelo que nós fizemos, mas sim pelo que Ele fez. Nossos sacrifícios são vazios e nossos esforços são inúteis. Na cruz Jesus não disse: “Pai, o Jean vai terminar depois”, ou “Pai, está quase tudo pronto”. Mas suas palavras foram “Pai, está consumado” Jo 19:30. O preço era muito alto, mas Ele pagou. Por quê? “...para que onde Eu estiver, estejais vós também.” Jo 14:3c. (Grifo nosso). Você não gosta que sentem no teu lugar? Não se preocupe, se você vencer, e pode vencer, vai sentar com Jesus no trono dele. AP 3:21. O que nós podemos fazer para ajudar? Podemos aceitar o que Ele fez sozinho e dar a Ele nossos pecados. Ainda bem que Jesus gosta da casa cheia.

domingo, 4 de novembro de 2012

UM NOVO DIA PRA NÓS


            Este  mês faz quatro anos que nossas vidas foram marcadas para sempre. Em novembro de 2008, as águas levaram nossas casas, nossos entes queridos, e por que não dizer, muitos de nossos sonhos também. Com tudo que aconteceu eu me pergunto se algum dia isso vai mudar. Como eu gostaria que fosse feito tudo novo. Mas quem poderia fazer novas todas as coisas? Estamos envelhecendo e as coisas também estão ficando velhas. A casa onde vivi quando criança foi demolida, a maternidade onde nasci foi desativada, meus pais não são mais jovens, os amigos de infância casaram e têm filhos, um de meus irmãos morreu de câncer em novembro daquele ano. Sei o que é dor. Sei o que é sentir saudades de alguém querido. E sei que o tempo não cura nada.
            Gostaria de fazer tudo ser como antes, fazer tudo ficar novo, mas não posso. Nós não podemos, mas tem alguém que pode e, além disso, já prometeu que vai. Deus vai fazer novas TODAS as coisas. “Eis que faço novas todas as coisas” AP 21:5. Novo céu, nova Terra, tudo novo. Um mundo sem pranto e nem funerais Sem sepulturas, e sem nomes gravados em mármore, sem pás de terra sobre caixões daqueles que amamos. Um mundo onde não se diz adeus, onde os morros não desabam e nem as pessoas nos deixam. As coisas passageiras serão trocadas pelas eternas, Ele vai acabar com a dor, a saudade, a tristeza e com nossas lágrimas. “Deus enxugará de nossos olhos toda lágrima e não haverá mais morte, nem dor nem pranto, pois as primeiras coisas são passadas.” AP 21:4.
            Você ainda lembra como era a Rua XV em Blumenau antes das mudanças nas ruas e calçadas? Não lembra? Nem eu, porque quando o novo é muito melhor, esquecemos do que era velho mais rapidamente. Jesus falou da dor da mulher ao dar a luz. Ela pensa que vai morrer, mas esquece dessa dor ao ter a criança nos braços. Deus estava pensando nisso quando prometeu tudo novo para nós. Ele sabia das lágrimas, da dor, da saudade e sabia como teríamos aflições nesse mundo. Mas o que virá é tão bom que “os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, e nem desceu ao coração do homem”. Onde está?
            Aquele que só teve coragem de expulsar Adão do Éden por que já sabia como o levar novamente para lá, e preferiu ser humilhado e morto por nós do que reinar no céu sem a gente. Que trocou toda a adoração angelical pelos nossos pecados e parou de reger o Universo para ouvir nossa voz. Aquele que formou o homem e foi pregado na cruz, um dia enxugará nossas lágrimas. O que chamam de fim, para os cristãos é apenas o começo. Para onde vamos não se diz adeus. Dizemos que o melhor de Deus ainda está por vir. Na verdade o melhor de Deus já veio e está para voltar. Jesus dirá: Vinde benditos de me Pai... E é ai que tudo vai começar.